Editor do Website / Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). CREMERS 28361 / RQE 20242
 
 
   
ENTRE EM CONTATO
Fone: (51) 3378.9995
America Business Square
Rua Soledade, 569 Conj. 907B
Três Figueiras - 90470-340
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13/11/2014 - Entrevista do Dr. Márcio Averbeck para o jornal Zero Hora. Você sabe o que é prolapso genital?

Reportagem do Jornal Zero Hora 

"Cerca de 15% das gaúchas sofrem de prolapso genital e não sabem. Popularmente conhecido como bexiga caída, o prolapso é o deslocamento de órgãos como útero, bexiga, reto, intestino delgado e uretra e ocorre pelo enfraquecimento dos músculos da região pélvica, que podem cair sobre a vagina. Além de dor e desconforto durante a relação sexual, nos casos mais graves o prolapso causa a sensação de que há uma saliência na vagina, como se fosse uma bola. No dia 1º de novembro, médicos de todo o país se reúnem em Porto Alegre para debater a doença. O encontro será realizado no Hospital Ernesto Dornelles.

– O prolapso genital causa grande prejuízo à qualidade de vida das mulheres. Infelizmente, muitas delas não procuram auxílio médico em momento precoce por constrangimento, desconhecimento sobre o tratamento ou até mesmo por crer que o prolapso é uma consequência da idade –, afirma Marcio Averbeck, urologista da Santa Casa de Porto Alegre.

Saiba quais são os sintomas e como se prevenir:

1.
O sintoma característico é a dor ou desconforto na região íntima, que ocorre quando a bexiga, o reto ou o útero descem através da vagina.

2. A bexiga caída também pode causar problemas urinários, como dificuldade de micção. Já o prolapso do reto pode estar associado à prisão de ventre.

3. A doença é uma consequência, principalmente, da idade e do número de gestações. Estudos mostram que, a cada década de vida, dobra a chance da mulher apresentar o prolapso genital.

4. Estima-se que 15% das mulheres com idade superior a 60 anos podem apresentar prolapso, número que está aumentando devido à maior expectativa de vida do brasileiro. A obesidade também é considerada um fator de risco.

5. O tratamento do prolapso genital depende da severidade da doença. Para os casos mais leves, a observação pode ser considerada. Quando o prolapso é mais acentuado, é preciso fazer uma  cirurgia.

6. Hoje há cirurgias minimamente invasivas para o tratamento dos prolapsos. Um dos tratamentos mais modernos para a condição é um tipo de tela específica para a correção, composta de polipropileno macroporoso. O uso deste material proporciona um menor risco de recorrência ou falha da cirurgia."

Leia a reportagem no link abaixo: 



Tags: prolapso genital | bexiga caída | voce-sabe-o-que-e-prolapso-genital |
 
 
         
AVALIE SEUS SINTOMAS
 

Tabelas de Partin

IPSS - International Prostatic Symptom Score

Escala de Sintomas do Envelhecimento Masculino

Nomograma Sobrevida Livre de Recidiva Bioquímica após Prostatectomia Radical Retropúbica

Questionário de Avaliação de Bexiga Hiperativa - OAB - V8

Diário Miccional (Modelo)

AGENDA DE EVENTOS
 
31/12/2014 - 3RD INTERNATIONAL NEURO-UROLOGY MEETING - ZURIQUE/SUÍÇA

"O Dr. Márcio Averbeck foi convidado a palestrar no congresso realizado pela Swiss Continence Foundation (Fundação Suíça de Continência) na Universidade de Zurich no final do mês de Agosto/2014. O Dr. Márcio foi o representante da América Latina neste importante evento e palestrou sobre "cateteterismo vesical" e sobre "tratamento da impotência sexual em pacientes lesados medulares"."

 

01/08/2014 - CONGRESSO COLOMBIANO DE UROLOGIA

"O Dr. Márcio Averbeck participou como palestrante no Congresso Colombiano de Urologia, realizado em Cartagena de las Índias no mês de agosto de 2014. O tema da palestra foi o tratamento da incontinência urinária masculina, incluindo o implante de slings e do esfíncter urinário artificial. O Dr. Márcio foi honrado com o título de "Membro Correspondente Estrangeiro" da Sociedade Colombiana de Urologia, recebendo certificação das mãos do Dr. Maurício Plata - Presidente da S.C.U., em cerimônia oficial no dia 16/08/2014."

 

 

 

         
 
Dr. Márcio Augusto Averbeck - Todos os Direitos Reservados