Editor do Website / Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). CREMERS 28361 / RQE 20242
 
 
   
ENTRE EM CONTATO
Fone: (51) 3378.9995
America Business Square
Rua Soledade, 569 Conj. 907B
Três Figueiras - 90470-340
 
 
 
DOENÇAS E MODALIDADES DE TRATAMENTO
Diagnóstico de Incontinência Urinária

Quais exames podem ajudar no diagnóstico da incontinência urinária?

O primeiro passo é localizar um profissional da área médica habituado com o tratamento de pessoas incontinentes. Esse profissional irá colher dados - sintomas e antecedentes pessoais (a respeito da história médica) - e, através dessas informações, caracterizar o tipo de incontinência, assim como o quanto essa situação afeta a sua vida e suas atividades.

É importante ter em mente ou anotar todas as medicações que você normalmente usa, ter os resultados de exames (tais como raio-x e ultrassonografias realizadas previamente) e um diário miccional.

Dependendo do tipo e das possíveis causas da sua incontinência, alguns dos testes discutidos a seguir serão realizados para permitir ao seu médico a escolha do método ideal de tratamento no seu caso específico.

Análise da Urina: O exame da urina fornece dados importantes, como presença de sangue ou infecção e outras anormalidades.

Ultrassonografia: O ultrassom avalia as condições dos rins e das vias urinárias no sentido de se excluir a presença de outras doenças como cálculos (pedras), tumores e dilatações do sistema urinário. A visualização da bexiga traz ainda alguns dados importantes como espessura da sua parede, presença de cálculos e o resíduo urinário pós-miccional (urina restante na bexiga após as micções).

Cistoscopia: Utilizando um pequeno aparelho de endoscopia, o seu médico irá examinar visualmente o interior da bexiga através da uretra. A sua realização será necessária caso os exames anteriores não sejam capazes de esclarecer possíveis problemas na bexiga.

Teste de Esforço: Com a bexiga cheia, a paciente realiza manobras de esforço (tossir, pular, espirrar, etc) para verificar, visualmente, possíveis perdas de urina desencadeadas por essas manobras.

Estudo Urodinâmico: A avaliação urodinâmica tem como objetivo examinar a função da bexiga e dos músculos responsáveis pela continência urinária (esfíncter). Através desse exame, seu médico terá acesso a dados importantes como a capacidade de armazenamento, sensibilidade e a presença de alterações do comportamento da sua bexiga. Além disso, os testes de esforço realizados durante o exame urodinâmico permitem avaliar a presença de incontinência urinária. Os dados urodinâmicos são atualmente de grande valor na avaliação de pacientes incontinentes, particularmente quando os tratamentos de primeira linha não resolvem o problema.

Importante ressaltar que nem todas as pessoas precisam fazer todos esses exames antes de iniciar o tratamento. O seu médico irá escolher os exames necessários para o seu caso específico, de acordo com as suas características e histórico familiar.



Tags: Incontinência urinária | BEXIGA HIPERATIVA | Ultrassonografia | Cistoscopia | Estudo Urodinâmico |
 
 
         
AVALIE SEUS SINTOMAS
 

Tabelas de Partin

IPSS - International Prostatic Symptom Score

Escala de Sintomas do Envelhecimento Masculino

Nomograma Sobrevida Livre de Recidiva Bioquímica após Prostatectomia Radical Retropúbica

Questionário de Avaliação de Bexiga Hiperativa - OAB - V8

Diário Miccional (Modelo)

AGENDA DE EVENTOS
 
31/12/2014 - 3RD INTERNATIONAL NEURO-UROLOGY MEETING - ZURIQUE/SUÍÇA

"O Dr. Márcio Averbeck foi convidado a palestrar no congresso realizado pela Swiss Continence Foundation (Fundação Suíça de Continência) na Universidade de Zurich no final do mês de Agosto/2014. O Dr. Márcio foi o representante da América Latina neste importante evento e palestrou sobre "cateteterismo vesical" e sobre "tratamento da impotência sexual em pacientes lesados medulares"."

 

01/08/2014 - CONGRESSO COLOMBIANO DE UROLOGIA

"O Dr. Márcio Averbeck participou como palestrante no Congresso Colombiano de Urologia, realizado em Cartagena de las Índias no mês de agosto de 2014. O tema da palestra foi o tratamento da incontinência urinária masculina, incluindo o implante de slings e do esfíncter urinário artificial. O Dr. Márcio foi honrado com o título de "Membro Correspondente Estrangeiro" da Sociedade Colombiana de Urologia, recebendo certificação das mãos do Dr. Maurício Plata - Presidente da S.C.U., em cerimônia oficial no dia 16/08/2014."

 

 

 

         
 
Dr. Márcio Augusto Averbeck - Todos os Direitos Reservados