Editor do Website / Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). CREMERS 28361 / RQE 20242
 
 
   
ENTRE EM CONTATO
Fone: (51) 3378.9995
America Business Square
Rua Soledade, 569 Conj. 907B
Três Figueiras - 90470-340
 
 
 
DOENÇAS E MODALIDADES DE TRATAMENTO
Preciso levantar à noite para urinar. Devo procurar um médico?

Noctúria é o termo médico utilizado para se referir à necessidade de acordar uma ou mais vezes à noite para urinar. Este é um sintoma relativamente comum na população. Estima-se que mais de 50% das pessoas com mais de 60 anos de idade apresentem noctúria.

O tema vem sendo extensamente discutido durante o Congresso Anual da Sociedade Internacional de Continência (ICS), que está acontecendo em Barcelona (Espanha) nesta semana. Segundo dados da ICS, a noctúria é um sintoma que compromete a qualidade de vida e prejudica o sono. A necessidade de acordar à noite para urinar pode gerar cansaço durante o dia e prejudicar o rendimento no trabalho. Além disso, em indivíduos idosos, há risco de quedas acidentais e fraturas.

A noctúria não necessariamente significa doença, especialmente quando não ocorre em associação com outros sintomas urinários (urgência, frequência, jato fraco, etc). Algumas pessoas referem que precisam acordar somente uma vez à noite para urinar, desde quando eram mais jovens, e que este sintoma não causa prejuízos. Contudo, o surgimento de noctúria em indivíduos previamente assintomáticos, pode sugerir a ocorrência de outras doenças, como diabetes, insuficiência cardíaca e insuficiência dos rins. Nestes casos, é importante procurar auxílio médico.

O tratamento da noctúria nem sempre é simples. O primeiro passo da avaliação médica inclui obter um relatório completo sobre a quantidade de líquidos ingeridos durante o dia, bem como, do número de micções e do volume urinado em 24 horas. Este relatório é chamado de “diário miccional” e permite identificar se a ingestão de líquidos é realizada de maneira adequada. Em alguns casos é possível observar que o indivíduo ingere um volume excessivo de líquidos à noite, antes de deitar (chá, chimarrão, etc). Nestas situações, a simples restrição da ingestão de líquidos após as 18 horas pode resolver o problema.

Para casos mais complexos, existem diversas modalidades de tratamentos medicamentosos para combater os sintomas urinários. Quando se identifica que a produção urina durante a noite é superior a 30% do volume que é urinado em 24 horas, a possibilidade de “poliúria noturna” deve ser considerada. Esta condição pode ser tratada com o hormônio antidiurético, sempre sob acompanhamento médico. Segundo os dados da Sociedade Internacional de Continência, o tratamento é seguro e efetivo. Contudo, existe o risco de alteração dos níveis de sódio no sangue. Por este motivo, o acompanhamento médico/urológico é fundamental para evitar complicações.


 




Tags: Noctúria | urinar | ICS | poliúria noturna |
 
 
         
AVALIE SEUS SINTOMAS
 

Tabelas de Partin

IPSS - International Prostatic Symptom Score

Escala de Sintomas do Envelhecimento Masculino

Nomograma Sobrevida Livre de Recidiva Bioquímica após Prostatectomia Radical Retropúbica

Questionário de Avaliação de Bexiga Hiperativa - OAB - V8

Diário Miccional (Modelo)

AGENDA DE EVENTOS
 
31/12/2014 - 3RD INTERNATIONAL NEURO-UROLOGY MEETING - ZURIQUE/SUÍÇA

"O Dr. Márcio Averbeck foi convidado a palestrar no congresso realizado pela Swiss Continence Foundation (Fundação Suíça de Continência) na Universidade de Zurich no final do mês de Agosto/2014. O Dr. Márcio foi o representante da América Latina neste importante evento e palestrou sobre "cateteterismo vesical" e sobre "tratamento da impotência sexual em pacientes lesados medulares"."

 

01/08/2014 - CONGRESSO COLOMBIANO DE UROLOGIA

"O Dr. Márcio Averbeck participou como palestrante no Congresso Colombiano de Urologia, realizado em Cartagena de las Índias no mês de agosto de 2014. O tema da palestra foi o tratamento da incontinência urinária masculina, incluindo o implante de slings e do esfíncter urinário artificial. O Dr. Márcio foi honrado com o título de "Membro Correspondente Estrangeiro" da Sociedade Colombiana de Urologia, recebendo certificação das mãos do Dr. Maurício Plata - Presidente da S.C.U., em cerimônia oficial no dia 16/08/2014."

 

 

 

         
 
Dr. Márcio Augusto Averbeck - Todos os Direitos Reservados